
Tranca Eletrônica
O projeto consiste em desenvolver uma tranca eletrônica, utilizando um display LCD e um teclado matricial, associados a um microcontrolador, visando facilitar o acesso a portas ou até mesmo cofres. Com a tranca não seriam mais necessárias chaves da sede do ramo, uma vez que cada membro designado teria uma senha individual.
Metodologia
O projeto em si possui duas fases distintas e com importante relevância, a primeira consiste em desenvolver a interface para o usuário, ou seja, o teclado de membrana, o display LCD e as funções de gerenciador da fechadura, redigindo códigos para controlar os processos do microcontrolador, além da montagem do circuito. Já a segunda etapa consiste na implementação do mecanismo de trava da porta e na construção de uma estrutura para abrigar todos os componentes utilizados
Substituir o Arduino por uma ESP32, para, assim, implementar funcionalidades à distância, além de permitir a construção de um banco de dados.
Banco de Dados
Implementar um banco de dados para controle de acesso à sede: identificação de usuário, horário de entrada, etc.
Código de Barras
Verificar a viabilidade de substituir o uso de senhas por um leitor de código de barras, para acesso semelhante à biblioteca/RU e que facilitaria as funcionalidades do banco de dados.